quinta-feira, 12 de maio de 2016

Prolegomenos.




   Tenho tanta coisa escrita que, com certeza não conseguiria digitar de uma hora para outra. Até porque são "diários de bordo" escrito no chacoalhar do "trem" da Vida, interpretações do cotidiano que adoro "escarafunchar" denotando o tanto de Pauta Estética que temos.  Creio que o modo de oferece-los à luz só será possível escaneando, ao modo do que fiz com a página abaixo mostrada: As nove primeiras linhas são o título, ao modo dos manuscritos antigos, é um resumo do conteúdo. Até hoje faço anotações, são, já, 681 páginas. 



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Arte Literária

  Literatura não é apenas “Ars”, é Ciência, com a boa Literatura construímos a Memória que estrutura todo o sistema de vida em sociedade, promovendo a evolução com a possibilidade de igualdade, solidariedade, e por fim, liberdade.     O momento presente é sempre nosso objetivo, alcançado gera necessidade de outros momentos, que passam a serem novos objetivos sucessivamente, initerruptamente. Em um instante qualquer, lembrando de todo o evento buscaremos na Literatura publicada, ou apenas apresentada, um fio de meada que faça a ligação entre nossas lembranças, e as novas ideias que dela se derive, mesmo as vivências nos levarão a alguma literatura.     λ ο γ ο τ ε χ ν ί α (lambda, omicron, gama, omicron, tao, epsilon, ki, ni, iota, alfa)  literatura.    Logo tek ni alfa, traduzindo diretamente teríamos: a medida alfa do vivido, com a energia ki e a impressão do lugar (ni), ou tempo/espaço do vivenciado reproduzido hermeticamente, ou de modo imediaro no Corpo, sem o conhecimento que temos hoje sobre as emoções  era dito na Mente, no Cérebro, ou na Cabeça.

OLIVEIRA, Maria de Lourdes Burgo de. Educação Biocentrica e Arte-Identidade com a Arte Literária. Trabalho a ser apresentado no 26º Congresso Nordestino de Biodanza. 2015. 16p.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tantra Branco.

 

  “Dispondo de imensos significados e interpretações, mais ou menos corretos, tais como Teia, Trama, ou Entretecido. Tantra pode ser interpretado, mais corretamente, como algo que é regulado por regras gerais. Tantrismo é uma filosofia comportamental de características matriarcais, Sensoriais e Desrepresoras”.
  Entenda-se  desrepressora como o que tira da depressão, e não como se tem: na condição de modo ou maneira de violar Tabus, e regras para alcançar a expansão da consciência até o inconsciente coletivo. Muito pelo contrário, “Um dos significados que a palavra possui é Código. Vale lembrar que o Tantra é uma filosofia comportamental e que seus diversos significados giram em torno desse fundamento”... a palavra Tantra significa também, Tratado”, “Essencialmente, a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual” (1)
  Com certeza entre outros “Tratados”, foi o que chamou a atenção, provocou protestos, e, mesmo, revoluções.
 “Tantra” significa a intersecção da urdidura e trama. É o ponto de cruzamento da energia diagonal entre as polaridades negativa e positiva. A forma mais antiga da prática tântrica é o que nós conhecemos como “tantra branco.”
 “Tantra branco refere-se à experiência meditativa pura dessas energias intersectadas e nos permite elevar a nossa frequência muito mais rapidamente do que quando meditamos sozinhos. Três minutos na aura azul produzida pela meditação do tantra branco é igual a 90 anos meditando sozinho”.
 “Cada seminário consiste entre seis a oito kriyas. A kriya é uma meditação que incorpora uma postura de yoga ou posição das mãos (mudra), um foco mental ou técnica de respiração (pranayama) e um mantra. Algumas vezes as kriyas são acompanhadas por música. Estas kriyas variam em duração de 31 a 62 minutos. Há intervalos entre cada kriya”
 “O Tantra Yoga Branco não deve ser confundido com o Tantra preto ou vermelho. Essas formas de yoga também transformam energia, mas de uma maneira e propósitos diferentes:”
 “Tantra preto dirige a energia para manipular... outro ser humano..”
‘“Tantra vermelho dirige a energia somente para propósitos sexuais”.(2)
 “Tantra é um termo amplo, pelo qual, antigos, estudantes de espiritualidade na Índia designavam um tipo muito especial de ensinamentos e práticas que tiveram base em uma antiga sociedade. Com o passar do tempo, estes ensinamentos propagaram-se, misturando-se com diversas outras Culturas e correntes filosóficas e religiosas como o Hinduísmo, o Vedanta, o Yoga, o Budismo, o Taoísmo, entre outras”. (3)
 “O princípio comum a todos os caminhos práticos de Tantra é que as experiências do mundo material podem usar-se como alavanca para conquistar a iluminação, já que este é a manifestação de outra realidade, sutil e superior, que está conectada com a nossa própria natureza.”
 “Um dos artigos de fé do povo védico era, portanto, que a união sexual conduzia à bem-aventurança do além e devia cumprir-se com verdadeiro espírito religioso para assegurar o bem-estar espiritual, censurando-se severamente a lascívia.” S. B. Lal Mukherjí  ensaio em Shakti y Shakta, de Sir John Woodroffe, p. 83. (4)
  Socialmente, apenas, o Tantra Branco produz desenvolvimento tranquilo. Todas as outras formas são condenadas.


Referências.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra 1
 http://www.kundalyoga.com.br/tantra/tantra-yoga-branco.html 2
 http://www.centrometamorfose.com.br/tantra 3 
http://www.yoga.pro.br                                           
Acessados em 06 de Junho de 2015. as 17:51 horas.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Biblioteconomia e Cultura

As funções mentais normais, não podem acontecer sem o fluxo de informações externas, verbalmente enunciadas,e, oralizadas, legais, e constitucionais. Estímulos sensoriais, pelo contato tátil, devolve, apenas, a mobilidade, e as funções fisioquímicas, com verbalização de idéias intuídas, ou, de reações emocionais. As Línguas são produtos históricos e, por conseguinte, acidentais. Ainda que desenvolvam sistemas de regras gramaticais para vocabulários não-algébricos, o uso de axiomas da criptografia, emudece, e diminui o tônus vital. Não refaz a situação, estabelece o regime de domínio "estranho", perde-se a "linkagem", e o contágio mimético do grau, no nível possível. prevalece o veto, e o limiar absoluto perdido é davasado pelo comunitário, e defasado, posto que: o Código de Ética com relação ao civismo, e, o Código de Honra com relação ao profissional, e cidadão, são perdidos.

O ponto pacífico dos usos "estranhos", são os conceitos induzidos no senso comum: fidelidade ontológica ao Lema; inteligência racional epistemológica, (para mim deve ser epistológica); paridade; unicidade; intensidade vibratória dos esquemas de: estímulo-resposta; velocidade de mudanças dos multiplicadores tecnológicos sobre os mecanismos do comportamento humano.


Referência: POYARES, Walter Ramos. Mega comunicação: uma nova dimensõão contemporânea. Rio de Janeiro, Agir, 1973. 156 p. p.52-3, 16, 31-2, 39, 41.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

“Yo, sí puedo”, e pode mesmo!


      Assim que vi um  post sobre o método cubano de alfabetização,sendo aplicado aqui, mim veio a pergunta:  Onde está Paulo Freire?  Como tinha pesquisado há pouco tempo sobre seu método e porque não tinha sido adotado em nossas escolas, e descobri que havia questões referentes as referências que originaram o método, fui  procurar saber o que o método cubano tinha que o suplantou.
      Descobri que a autora conhecia o método Paulo Freire. O principal diferencial é que a utilização deste método tem a iniciativa de um movimento popular, parte da iniciativa de quem precisa, chegou “via MST”...¹. Por mais que faça, Paulo Freire não era um cidadão comum buscando melhorias para si.

1.O USO DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO “SIM, EU POSSO” PELO MST NO CEARÁ: O PAPEL DO MONITOR            DA TURMA    http://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/mestradoeducacao/Dissertacao_Ageu_Final_2%281%29.pdf


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Educação Biocentrica 3. Rolando Toro Arañeda.

  Disse que Paulo Freire, “chocou” culturalmente, posso dizer de Rolando Toro Arañeda o mesmo.  Mas, vencer o “vento” é o grande feito de todo Cientista, com os métodos criados por Eles, consegue-se, portanto, o que falta para serem adotados, sem restrições, é conhecimento de causa de um lado... e de outro! Os seguidores precisam admitir e considerar que “chocam”, e os outros, que o “choque” foi inevitável pela necessidade de solução imediata, a qual não é percebida de imediato, mas os métodos “apareceram” em momentos nos quais a População precisou de um meio para interface e absorção da realidade que “aconteceu”.
 Pratico a Biodança, do mesmo modo que utilizo qualquer outro método que me restabeleça bioenergeticamente. Sou uma cidadã do Mundo, jamais pregarei o esfacelamento em grupos que se intitulem melhor ou mais bem constituído. Todos que intentaram tanto, jamais conseguiram, sequer, ser seguido pela maior parte da população do Mundo.
  Tenho ganas de ingressar na Universidade Biocentrica, mas com o fim de estar participando, e ter o conhecimento que foi reunido, mas não faço releitura de coisa alguma. Conservo todos os conceitos preestabelecidos pela tradição/uso. Alguém pode dizer: Isto é coisa da idade. Mas, lembro-me que, ao ler um texto que mim foi oferecido, nos primórdios da Escola Nordestina, a primeira coisa que fiz foi separar o que era a ideia pretendida, daquilo que já existia estruturado, sendo o assunto a Análise Transacional.
 A visão da Biodança como o resultado da colagem de diversos métodos é verdadeiro. A originalidade, e genialidade, estão na amalgama que é conseguida, e que tem servido para reparar a Inteligência Emocional de quem a utiliza, algo assim como o dímero de timina no DNA. No DNA do homem-fera que cansou de se manter distante da condição de bom-animal.
Para ter um resumo do que penso que é a matéria da Biodança, usei o trabalho de Daniela César, Kleber Chaves, e Simone Barco, a referência 8, que resume os aspectos antropológicos e históricos da Dança aplicada na Educação Biocentrica. A partir do que foi entendido por Rolando Toro Arañeda, a Dança é a fusão do dançarino com o Cosmo. Decorre o Magnetismo, a Transformação, e a Cura, originando: Amor, Desejo, e Êxtase.  Para mim a Intase, ou o Nirvana, é o estado ideal e a ser almejado. O dançarino sai da esfera racional, atinge o prazer cenestésico, transforma-se em um pulso de energia e se conecta a alguém, a música desperta os sentimentos e os faz fluir, a Consciência é potenciada porque o Corpo está carregado destes “poderes” próprios ao ser humano. Assim a Dança, como movimento interior, é capaz de afastar os potenciais de destruição, trazendo de volta a sensualidade, e os reflexos de Vida devidos.
  Fiz algumas modificações no texto do trabalho referido, interpretei e deixei como penso.
Referências
.                                  Educação Biocêntrica - Rolando Toro.                   https://www.youtube.com/watch?v=qIlw62LCoiI.                                 Aspectos antropológicos e históricos da Dança.                  https://prezi.com/hzcdyfbxrr0q/aspectos-antropologicos-e-historicos-da-danca/#_=_                                   

Educação Biocentrica 2. Paulo Freire

    Comecei a ler sobre o método Paulo Freire, em um livreto adquirido por minha sobrinha que se formou em Pedagogia. Depois li sobre o uso do método em vários lugares, e do sucesso deste. Mim perguntei, por que não foi adotado aqui. Fui buscar os fundamentos que nortearam o seu criador, então entendi.  Seria uma “saída”, como o é, mas não é uma solução de continuidade. É como se, adotando-o, acatássemos a situação que o originou, e fizéssemos a adequação perpetrada. E não será jamais esta a atitude necessária a Nós. O problema do método é “chocar” culturalmente, e fazer um “implante” que com o tempo é rejeitado. É devido observa-lo, apenas, como instrumento para alfabetização, e posterior integração á Escola tradicional. Mas, como disse , temos que recuperar tudo o que já sabemos. Esfacelamos tanto tudo que precisamos entender, ou pensamos precisar aprender, que temos que aprender a reunir tudo! O Tempo nos obriga a criar instrumentos para “vencer o Vento”, evitando “estrago” maior na evolução da Razão Nacional constituinte. E assim foi.
    O método começou a ser projetado em 1947, quando o Serviço Social da Indústria começou um movimento para desenvolver o Nordeste, surgindo a necessidade de alfabetizar a população de lugares “perdidos” no interior.  Em 1963 o método foi implantado em Angicos. Considerando a Filosofia Cristã, a Fenomenologia, e o Personalismo, e o Marxismo.
     Paulo Freire tomou como Princípio o fato de que: “A leitura do Mundo precede a da palavra” É devido compreender e interpretar: ler o Mundo, o que vê. Aqui vejo o que tenha sido o “cogito ergo sum” para seu criador: Como alfabetizar pessoas que já tinham uma visão do mundo com traços marcantes de personalidade, e caráter formado desde a lida diária no a fazer, na comunicação oral de costumes e tradições, uma Pedagogia rigorosa de Parentes, e aderentes mais velhos, já “escolados”? A Educação libertadora deveria permitir, e proporcionar, a liberdade do espírito, do pensamento, e define o que diz palavras geradoras, que servem para catalisar o que já está absorvido do conhecimento pela leitura do mundo.

     Para o próprio método define DENUNCIA, ANÚNCIO, UTOPIA e SONHO, intitulando um de seus livros, que interpreto como geradoras para ter um entendimento mais profundo do método. “Lendo o Mundo, entendendo palavras geradoras que expressam o Mundo dos Problemas, Necessidades, e Desejos”, o aluno integraria o letramento, e o que estudasse.

Referência

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Educação Biocentrica 1, Edgar Morin

    Para continuar o estudo sobre a Educação Bicentrica, acessei as referências, assisti o vídeo, vide referência após o texto, para obter conhecimento e resumir o pensamento que resultou na matéria da Educação Biocentrica, inspirada em Edgar Morin. Então encontro respaldo para o pensamento de refazer o conhecimento suficiente desde a ideia de hum acerca da necessidade de todos
    Edgar Morin refere o princípio de grandes feitos a partir de um indivíduo, citando Buda, Jesus, e Maomé. Mas, penso em algo maior que é a referência a todos Nós, um por um, imbuído da verdade que é sermos afetados igualmente pelos problemas que são tratados como sendo próprio de alguns ou de poucos.
    O referido pensador fez uma explanação de seu pensamento usando quatro questionamentos com relação à situação da humanidade: O que saber? Em que acreditar? O que esperar? E o que fazer? Diz mais ou menos o que transcrevo, ou/e interpreto a seguir:
 “ Os Saberes estão dispersos, é preciso reconstruir o saber com conhecimento pertinente. A crença em ideologias desmoronou, desiludimo-nos, a Fé na Lei histórica do progresso está desintegrada: a crença na humanidade, também. Não sabemos o que esperar, o que fazer. A Antropologia seria a saída, mas o que é o Ser humano? Um animal dotado de Razão? Então o que saber? Considera-se que tenhamos por Princípios: o egocentrismo, e o altruísmo. O egocentrismo nos dá os meios de viver, e o altruísmo o meio de viver em conjunto. Mas da Europa Ocidental temos a valorização da autonomia tendendo para o egoísmo. Então o que esperar?
     Temos os mesmos problemas: Economia não regulada, com domínio da especulação financeira; Biosfera degradada: destruição em massa, que submete a angustias e medos, e pode levar a um retrocesso, ao retorno de antigos fanatismos.
     O problema da “Era Planetária” univalente, são: o individualismo, e a autonomia, com egoísmo; globalização com a Classe média, em Países em desenvolvimento, ficando Pobre, e a Camponesa, em países desenvolvidos, ficando na miséria, com cerca de hum bilhão, do total da população mundial, vivendo em Favelas. A autonomia egoísta destruiu a solidariedade na família, entre descendentes, e ascendentes; o desenvolvimento padronizado é aplicado, ou, assim se quer, indistintamente, em qualquer Cultura, sem observar as diferenças, ignoram valores e qualidades das diversas Civilizações.      Destruir a diversidade, não é a solução, forma correta seria a simbiose com cada civilização. Mas há uma ambivalência neste processo de globalização na “Era Planetária”, estamos sendo norteados por uma comunidade de destinos, Em um apanhado geral, tivemos/temos Civilizações rudimentares de caçadores e coletores, e tivemos/ temos Civilizações estruturadas, unificadas pela tecnologia, mas deteriorando-se por tanto. Temos que ”mundializar” o que é bom, e “desmundializar” o que não é bom, fazer uma metamorfose.Na antiguidade, de guerras entre Espartanos e Atenienses com a concorrência dos Gregos, surge a Democracia estruturando a Filosofia. Na Idade Média a Europa fez revoluções e evoluiu o pensamento da época. A França livrou-se da Alemanha, mas submetia a Argélia. O Nazismo foi derrotado, mas o Despotismo é implantado. Então, no que acreditar?  
    O Sistema não está sendo capaz (isto em 2012) de tratar, e resolver, problemas vitais fundamentais, ou desintegra em Caos, vários Países entram em conflito interno (ainda hoje isto ocorre); ou regride, ou fica pior. Ou piora, ou suscita um mega sistema com a capacidade criadora que temos. A “domesticagem” social adormece a capacidade criadora (para mim, o velho caso da castração): na crise, as forças criadoras são liberadas pela necessidade de manter-se. Sabendo no que crer, o que fazer?
    Parar o curso do desenvolvimento; desmundializar; e mundializar. Conservar o positivo bom para todos, destruir o que não serve. Desenvolver envolvendo com práticas sustentáveis, economia verde. Totalitarismo, Socialismo, Comunismo, Liberalismo, Novo humanismo, resultou em Capitalismo desenfreado. Mas sei que mistérios, e incertezas o pensamento complexo resolve; melhor e pior convivem. Então o a fazer é crer no melhor potencial, no altruísmo. Combater o mal com: Bondade,  Amizade, Amor, Conscientização, esperar coisas boas, fazer trabalhar para conseguir. (como é devido, por ser necessário pôr fim no desperdício que exaure física, e emocionalmente).

    Sei, espero, acredito, e faço. Essa a lição que entendi. 

Referência

sábado, 22 de novembro de 2014

Tudo tem limite, devido e necessário.


    Há algum tempo observo que a imigração é um problema que foi “construído” com a ânsia de desenvolvimento, e tem semelhança com a poluição decorrente do desenvolvimento desordenado. 
Em todos os Países leis e acontecidos, sempre ocasionam notícias acerca disto, mais ainda, já tivemos notícias, envolvendo brasileiros, do rigor destes Países, no caso a Espanha.
    Sempre tivemos pessoas de todos os continentes entre Nós, e tratamos sem observar o que estão pretendendo, visita ou estabelecimento, comumente não nos “ligamos”. Mas com o tempo as coisas começam a adquirir significados. Sempre que preciso comprar alguma coisa, fico aborrecida quando comparo a qualidade com o preço, e o aborrecimento aumenta quando, depois de andar de loja em loja, descubro que ou compro a primeira “coisa” que encontrei, ou terei que comprar a mesma coisa mais caro! Refaço sempre o percurso, claro. Mas deste simples detalhe podemos generalizar até a compra de um imóvel. Aí descobri o quanto a imigração sem domínio do governo local é danosa.Desculpem-me os que “precisaram” “partir p’ra outra”, no caso outro País.
    O comércio popular está “invadido” por produtos “made in”. Então movida pelo meu mal estar, procurei sobre o que é feito em termos de controle de imigração. Estou tateando, mas comecei pelos acordos firmados, que estão “causando” no momento. O que vem na busca do Google, são os assinados com o BRICAS, o primeiro que encontrei foi o Brasil/China. Depois disto comecei a navegar para ver a situação no Mundo, e senti um alívio quando percebi que meu mal estar é completamente normal, é mimético. Então o que fazer?

     Não sou Chefe de Estado para ter este tipo de preocupação, muito pelo contrário, estou no extremo oposto, mas os Chefes de Estado estão tão oprimidos quanto Eu, então, sigo buscando o a ser feito.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Educação Biocentrica

     No dia das Bruxas, pensar no Planeta tem tudo à ver. As elementais do Planeta lidam com as maiores expressões da Força do Universo: Vento, Água, Ar, e Fogo, movidos em Tempestades, Furacões, Erupções vulcânicas... .  Acredita-se que com intenção de fazer o mal, a pedido de, e contra, geralmente, uma pessoa. Mas, há Moral, Ética, e Civismo, sempre fazem o alerta sobre a “Lei do Retorno” condicionante natural decorrente de qualquer ação, portanto a maldade é de quem as buscam.
     A Força é o primeiro princípio da Natureza, a persistência da força mantém a Vida. A origem está na tração resultante do movimento dos Corpos Celestes, que digo “enormes pedregulhos”, que formam uma “Talha exponencial”. A Astrofísica a conceitua, mas a Astrologia a mimetiza da melhor fórmula. Temos a influência dos Planetas sobre os Órgãos, e podemos ter na formação de tal Órgão sua influência. Portanto, integra o Cosmo, e nos faz parte do todo. A Educação Biocentrica fica fundamentada nesta integração, com o fim de sanar alguma ruptura.
     Acessei ontem um vídeo  da Dr. Ruth Cavalcante sobre Educação Biocêntrica, resolvi fazer esta postagem comemorando o Halloween. Assisti hoje, para completar, alguma coisa sobre o pensamento de Edgar Morin, Paulo Freire, e Rolando Arañeda.
      Do que vi, (não assisti todo, pois tem duração de mais de uma hora, não aguento, posso até ler em um livro durante tanto tempo, mas na tela, com som, é muito “puxado”) no vídeo com Edgar Morin, conclui que: esfacelamos tanto tudo que precisamos entender, ou pensamos precisar  aprender, que temos que aprender a reunir tudo! Na verdade, precisamos abstrair tudo que fizemos, e recordar o que estava antes. Minha vida toda “borboleteei” por muitos caminhos filosóficos (na verdade, fui “rolando” de um a outro), e, com a idade, tenho a visão de que é isso que acontece, dissociamos tudo e passamos a buscar a volta ao princípio. Cada um com uma ideia, todos com a mesma necessidade.

Referências:
1.    


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Conhecimento e Sabedoria.


 “O conhecimento é o ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência.” (1)                                                                                

“Sabedoria do grego "sophia" (σοφία), é o que detém o "sábio" (em grego "sophos" (σοφός)); é o acumulo de conhecimento, sendo assim a qualidade do sábio.” (2)

“A sabedoria é própria dos anciãos, aqueles velhinhos que sabem viver bem a vida mesmo sem terem frequentado a escola, geralmente dizemos que foram educados pela escola da vida. Pensamos assim porque essa definição de sabedoria como o saber viver bem a vida é nossa herança da filosofia grega.”(3)
                                     
Em verdade “o conhecimento é o ato de conhecer”. Quando “realizado por meio da Razão e/ou da experiência” é sabedoria O segredo está na etariedade. Sabedoria é aplicar o Conhecimento com a Idade da Razão. 

Referências
  1. http://pt.wikiquote.org/wiki/Conhecimento    
  2. http://pt.wikiquote.org/wiki/Sabedoria
  3. http://www.andrerfonseca.com/2012/02/o-que-e-sabedoria.html



segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ética Cívica 2

Como deduzi: tem que ser feita a evolução da Razão desde o Código de Honra, com Ética Moral e Cívica, até a população dispersa. O problema, aparentemente sem solução, é: como fazer a população dispersa  ser eticamente cívica. O caráter assistencial, e a passividade, fazem o ambiente para o pseudodiscidente instalar-se no País livremente.
Considerando toda a população dispersa, o "circuito tóxico" que mantém a Razão estagnada é a troca de "favores" entre as populações dispersas originarias de Países Comunistas. apesar do alcance do total da Razão Suficiente, tem que manter a Gnose cristã. A resistência destas populações mantém o caos, daí a inversão que perverte todo o Sistema Administrativo do Estado Maior nos respectivos Biomas, até o Governo, que finda por ser mantido por quem pratica a perversão de Costumes, com a prática do abuso sexual, desde a violência no ato carnal, até os abusos de usos do Tantra, que se descobriu, promove a perda da tensão devassando o alcance mimético, deixando no estado natural mais sutil.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ética cívica.

Como a população dispersa pode ser eticamente cívica se: falta controle de imigração, e temos caráter assistencialista, e pacífico por excelência?

domingo, 17 de novembro de 2013

Sempre buscando o "elo perdido", ou fazendo nexo.

Cerca de vinte anos depois de reunir todo material que intui ser necessário para justificar a importância da Biblioteconomia, e ter a condição de Ciência , vejo-me obrigada a deduzir, e demonstrar, praticamente, a confluência imutável, e geradora das forças que geram, e gerem a Vida, antes ,e depois da Biologia.
Do mesmo modo que não encontrei referências a isto quando aluna, ainda agora não encontro em nossa bibliografia de referência em nenhuma das Disciplinas, e Matérias.
A base mecânica da Biologia é ensinada desde o ensino fundamental, no começo é a Noção de Espaço, depois é a Álgebra, e, finalmente a Matemática, hoje desvendada, e vulgarizada.
A Matemática substitui a Aritmética, que foi esquecida, e preterida, mas abriu uma lacuna na Ordem Seriada de todos os graus, e séries.. A estratégia sociológica regrediu o desenvolvimento intelectual, na medida que os Costumes foram degradados. Só p'ra lembrar a alguns, e dar a saber a outros.
Voltando ao assunto que mim propus terminar, volto a descrição das matérias  necessárias a conclusão do raciocínio exigido para tanto. Temos que começar com o estudo das Leis das Massas, e sua ação; e as Leis da Força, e nossa reação. Não tenho tudo isto decorado, apesar de ter reunido tudo que pode ser usado, assim recorro ao material já publicado.. Estou usando como referência estudos de Biomecânica, e Cinesiologia. O que nos interessa é a Bioquímica dos elementos anatômicos do metabolismo orgânico, decorrente de seu funcionamento pela Fisiologia, desde a condição de "objeto material", até a condição de indivíduo; e de indivíduo à constituinte do Cosmo, mais precisamente do espaço fibrado decorrente de nossa ação.
A condução única é o conjunto de forças do movimento no Cosmo, e a condição única é a coesão entre estas forças. Em Nós tal coesão é o tônus muscular, no Sistema muscular temos o Princípio de tudo.
Procurando na estante o que mim interessasse, encontrei um estudo comparativo entre a Yoga, e a leitura, na produção e manutenção do organismo. Foi visto que o ato de ler não produz diretamente o necessário. Então, por que lemos? Tudo que fazemos tem a mesma causa, e motivação: manter-nos. Se tem a mesma causa, tem o mesmo Princípio, portanto, a mesma propriedade, o que implica em mesma característica, e disto mesma substância , e consequência. Onde a observação do referido trabalho é falha? Acredito que seja por não considerar a atitude de quem lê, no como se dispôs, e o que leu.
Realmente a produção de GABA é mínima, comparada com a produzida da mobilização da musculatura exigida na execução de uma Asana, no entanto,é suficiente para prover o organismo, pois, quando tanto não ocorre, simplesmente abandonamos a ação, e ler, no geral, torna-se hábito diário.
Encontrei nesse mesmo dia uma publicação sobre a Bienal do Corpo, acontecida em 1992. Chamou minha atenção a coincidência das datas: a Bienal aconteceu entre 16 a 21 de Abril, há exatos vinte  anos, o tema foi "Pensando o Corpo e o Movimento", hoje, 16 de Abril de 2012, estou pensando na leitura  como móvel do Corpo, por assim dizer em resumo o que deverá encerrar o trabalho que busco concluir.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Apropriação do Metódo Estatístico.

Usar o conceito de População para definir o que em verdade é um Conjunto a ser determinado, deriva-se do fato de ser o Estudo métrico em apreço, a Estatística, a aplicação de fórmulas matemáticas da Ciência Política para obter a funcionalidade de uma situação, fenômeno, período, e momento. Conforma uma matéria da referida Ciência.
"Statisticus" define o que é próprio do Homem do Estado, o cidadão por excelência, visto que ficamos inscrito pelas condições que aprendemos de nossa cidade, ou lugar aonde nascemos.
Então, o que é dito População no estudo métrico, deve ser entendido Conjunto de objetos, coisas, pessoas, sendo o conjunto de pessoas dito População, e apenas este.

sábado, 14 de setembro de 2013

Quando descobri tanto!? Não sei...Só sei que é assim.



Sem ter como voltar a estudar, sempre que consigo faço uma disciplina isolada relacionada com meu curso superior, Biblioteconomia. Mas, desta vez consegui, apenas , na área da Ciência da Informação: Estudos Métricos. Estou cursando.
Realizando uma tarefa acerca de Índice de Impacto, fui “navegando” por termos, e sempre leio o que é derivado, e o que deriva, que atraia minha atenção...
Procurando as “normas mertonianas” encontrei o título: “A Propósito da Epistemologia do Ethos".
Fiquei curiosa.
Anos atrás fiz um post, tentando mostrar a diferença entre “ethos”, e “ethicos”, daí fui ler o documento referido para saber se o conteúdo estava definido no título. Se assim fosse teria achado um tesouro para ilustrar o que pretendo seja uma monografia . Ledo engano. O autor ficou no lugar comum. Ler para mim, atualmente, (não criem expectativas, não sou gênio. É coisa da idade mesmo) é pensar em grego, as ideias são transmitidas de qualquer forma, com qualquer termo. Resultado: só leio o estritamente necessário, o mais das vezes faço leitura dinâmica. Mas, com tempo e razão, posso passar o “achado” para meus colegas de turma. Dei-me ao trabalho de escrever mais esta epistola.
Epistemologia do “Ethos”, em verdade uma: Epistola do “Ethicos”.
Epistemologia é, apenas, o estudo da palavra, e está sendo usada para definir uma Ciência, ou o conjunto de conhecimentos que constituem a Noção de algo, ou de alguma coisa, é o comum estando-se no meio científico, tal palavra transmite a “origem do conhecimento”, ou dá ciência deste conhecimento, “tem o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito”. Tem raiz em episteme. Mas,
é confundido com o termo epístola, ou carta, ou texto, daí se tem como o estudo de uma Ciência. Deve-se dizer para tanto Epistologia, ou à que se presta o escrito: para notar o que se descobriu acerca de algo, ou de alguma coisa. Então um comunicado deve começar assim: A presente epistola tem por razão notar as descobertas, ou estudos realizados, etc., etc., etc...
Da mesma forma Ethos, que remete à idade, ou faixa etária, toma-se por ethicós, ou Ética.
Falar em epistemologia do ethos é tomar o efeito pela causa. Mesmo considerando-se a intenção do autor,  permanece-se no engano. lendo-se o trecho que cito, percebe-se que é considerado o aspecto :
“O cultivo da honestidade assim entendida exige, conforme Bunge, a independência de juízo (o “individualismo” mertoniano), que se consolida como hábito de “convencer-se a si mesmo mediante provas e de não submeter-se à autoridade” (2. p. 41).
 A Independência de juízo adquire-se com o tempo, ou seja seguindo-se o desenvolvimento da idade da Razão, ou seja considerando-se a etariedade, ou ethós, daí teremos o ethicós, em sua forma última o comportamento ético realizando a Ética.
   


  1.              http://www.significados.com.br/epistemologia/
     2.         http://www.ifcs.ufrj.br/~cehc/Artigos/alberto%20cupani/propositoethos.pdf