Tenho tanta coisa escrita que, com certeza não conseguiria digitar de uma hora para outra. Até porque são "diários de bordo" escrito no chacoalhar do "trem" da Vida, interpretações do cotidiano que adoro "escarafunchar" denotando o tanto de Pauta Estética que temos. Creio que o modo de oferece-los à luz só será possível escaneando, ao modo do que fiz com a página abaixo mostrada: As nove primeiras linhas são o título, ao modo dos manuscritos antigos, é um resumo do conteúdo. Até hoje faço anotações, são, já, 681 páginas.
Especializado. Aplicação da Biblioteconomia para fomentar a Cultura e a Ciência Política.
quinta-feira, 12 de maio de 2016
sexta-feira, 2 de outubro de 2015
Arte Literária
“ Literatura não é apenas “Ars”, é
Ciência, com a boa Literatura construímos a Memória que estrutura todo o
sistema de vida em sociedade, promovendo a evolução com a possibilidade de
igualdade, solidariedade, e por fim, liberdade.
O momento presente é sempre nosso objetivo, alcançado gera necessidade de
outros momentos, que passam a serem novos objetivos sucessivamente,
initerruptamente. Em um instante qualquer, lembrando de todo o evento
buscaremos na Literatura publicada, ou apenas apresentada, um fio de meada que
faça a ligação entre nossas lembranças, e as novas ideias que dela se derive,
mesmo as vivências nos levarão a alguma literatura.
λ ο γ ο τ ε χ ν ί α (lambda, omicron,
gama, omicron, tao, epsilon, ki, ni,
iota, alfa) literatura. Logo tek ni alfa, traduzindo diretamente teríamos: a medida alfa do vivido, com
a energia ki e a impressão do lugar (ni),
ou tempo/espaço do vivenciado reproduzido hermeticamente, ou de modo imediaro no Corpo, sem o conhecimento que temos hoje sobre as emoções era dito na Mente, no Cérebro,
ou na Cabeça.”
OLIVEIRA, Maria de Lourdes Burgo de. Educação Biocentrica e Arte-Identidade com a Arte Literária. Trabalho a ser apresentado no 26º Congresso Nordestino de Biodanza. 2015. 16p.
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Tantra Branco.
“Dispondo de imensos significados e interpretações, mais ou
menos corretos, tais como Teia, Trama, ou
Entretecido. Tantra pode ser interpretado, mais corretamente, como algo que
é regulado por regras gerais. Tantrismo é uma filosofia comportamental de
características matriarcais, Sensoriais e Desrepresoras”.
Entenda-se desrepressora como o que tira da depressão, e
não como se tem: na condição de modo ou maneira de violar Tabus, e regras para
alcançar a expansão da consciência até o inconsciente coletivo. Muito pelo
contrário, “Um dos significados que a palavra possui é Código. Vale lembrar que o Tantra é uma filosofia comportamental e
que seus diversos significados giram em torno desse fundamento”... a palavra
Tantra significa também, Tratado”, “Essencialmente,
a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus
aspectos físico, mental e espiritual” (1)
Com certeza entre outros “Tratados”, foi o que chamou a
atenção, provocou protestos, e, mesmo, revoluções.
“Tantra” significa a
intersecção da urdidura e trama. É o
ponto de cruzamento da energia diagonal entre as polaridades negativa e
positiva. A forma mais antiga da prática tântrica é o que nós conhecemos como
“tantra branco.”
“Tantra branco refere-se à experiência meditativa pura
dessas energias intersectadas e nos permite elevar a nossa frequência muito
mais rapidamente do que quando meditamos sozinhos. Três minutos na aura azul
produzida pela meditação do tantra branco é igual a 90 anos meditando sozinho”.
“Cada seminário consiste entre seis a oito kriyas. A kriya é
uma meditação que incorpora uma postura de yoga ou posição das mãos (mudra), um
foco mental ou técnica de respiração (pranayama) e um mantra. Algumas vezes as
kriyas são acompanhadas por música. Estas kriyas variam em duração de 31 a 62
minutos. Há intervalos entre cada kriya”
“O Tantra Yoga Branco
não deve ser confundido com o Tantra preto ou vermelho. Essas formas de yoga
também transformam energia, mas de uma maneira e propósitos diferentes:”
“Tantra preto dirige
a energia para manipular... outro ser humano..”
‘“Tantra vermelho dirige a energia somente para propósitos
sexuais”.(2)
“Tantra é um termo amplo, pelo qual, antigos, estudantes de
espiritualidade na Índia designavam um tipo muito especial de ensinamentos e
práticas que tiveram base em uma antiga sociedade. Com o passar do tempo, estes
ensinamentos propagaram-se, misturando-se com diversas outras Culturas e correntes
filosóficas e religiosas como o Hinduísmo, o Vedanta, o Yoga, o Budismo, o
Taoísmo, entre outras”. (3)
“O princípio comum a todos os caminhos práticos de Tantra é
que as experiências do mundo material podem usar-se como alavanca para
conquistar a iluminação, já que este é a manifestação de outra realidade, sutil
e superior, que está conectada com a nossa própria natureza.”
“Um dos artigos de fé
do povo védico era, portanto, que a união sexual conduzia à bem-aventurança do
além e devia cumprir-se com verdadeiro espírito religioso para assegurar o
bem-estar espiritual, censurando-se severamente a lascívia.” S. B. Lal
Mukherjí ensaio em Shakti y Shakta, de
Sir John Woodroffe, p. 83. (4)
Socialmente, apenas, o Tantra Branco produz desenvolvimento
tranquilo. Todas as outras formas são condenadas.
Referências.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra 1
http://www.kundalyoga.com.br/tantra/tantra-yoga-branco.html 2
http://www.centrometamorfose.com.br/tantra 3
http://www.yoga.pro.br
Acessados em 06 de Junho de 2015. as 17:51 horas.
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Biblioteconomia e Cultura
As funções mentais normais, não podem acontecer sem o fluxo de informações externas, verbalmente enunciadas,e, oralizadas, legais, e constitucionais. Estímulos sensoriais, pelo contato tátil, devolve, apenas, a mobilidade, e as funções fisioquímicas, com verbalização de idéias intuídas, ou, de reações emocionais. As Línguas são produtos históricos e, por conseguinte, acidentais. Ainda que desenvolvam sistemas de regras gramaticais para vocabulários não-algébricos, o uso de axiomas da criptografia, emudece, e diminui o tônus vital. Não refaz a situação, estabelece o regime de domínio "estranho", perde-se a "linkagem", e o contágio mimético do grau, no nível possível. prevalece o veto, e o limiar absoluto perdido é davasado pelo comunitário, e defasado, posto que: o Código de Ética com relação ao civismo, e, o Código de Honra com relação ao profissional, e cidadão, são perdidos.
O ponto pacífico dos usos "estranhos", são os conceitos induzidos no senso comum: fidelidade ontológica ao Lema; inteligência racional epistemológica, (para mim deve ser epistológica); paridade; unicidade; intensidade vibratória dos esquemas de: estímulo-resposta; velocidade de mudanças dos multiplicadores tecnológicos sobre os mecanismos do comportamento humano.
Referência: POYARES, Walter Ramos. Mega comunicação: uma nova dimensõão contemporânea. Rio de Janeiro, Agir, 1973. 156 p. p.52-3, 16, 31-2, 39, 41.
domingo, 15 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
“Yo, sí puedo”, e pode mesmo!
Assim que vi um post
sobre o método cubano de alfabetização,sendo aplicado aqui, mim veio a pergunta: Onde está Paulo Freire? Como tinha pesquisado há pouco tempo sobre seu
método e porque não tinha sido adotado em nossas escolas, e descobri que havia
questões referentes as referências que originaram o método, fui procurar saber o que o método cubano tinha
que o suplantou.
Descobri que a autora conhecia o método Paulo Freire. O principal diferencial é que
a utilização deste método tem a iniciativa de um movimento popular, parte da
iniciativa de quem precisa, chegou “via MST”...¹. Por mais que faça, Paulo Freire
não era um cidadão comum buscando melhorias para si.
1.O USO DO MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO “SIM, EU POSSO” PELO MST NO CEARÁ: O PAPEL DO MONITOR DA TURMA http://www.ufsj.edu.br/portal2repositorio/File/mestradoeducacao/Dissertacao_Ageu_Final_2%281%29.pdf
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Educação Biocentrica 3. Rolando Toro Arañeda.
Disse que Paulo Freire, “chocou”
culturalmente, posso dizer de Rolando Toro Arañeda o mesmo. Mas, vencer o “vento” é o grande feito de
todo Cientista, com os métodos criados por Eles, consegue-se, portanto, o que
falta para serem adotados, sem restrições, é conhecimento de causa de um
lado... e de outro! Os seguidores precisam admitir e considerar que “chocam”, e
os outros, que o “choque” foi inevitável pela necessidade de solução
imediata, a qual não é percebida de imediato, mas os métodos “apareceram” em
momentos nos quais a População precisou de um meio para interface e absorção da
realidade que “aconteceu”.
Pratico a Biodança, do mesmo modo que utilizo
qualquer outro método que me restabeleça bioenergeticamente. Sou uma cidadã do
Mundo, jamais pregarei o esfacelamento em grupos que se intitulem melhor ou
mais bem constituído. Todos que intentaram tanto, jamais conseguiram, sequer,
ser seguido pela maior parte da população do Mundo.
Tenho ganas de ingressar na
Universidade Biocentrica, mas com o fim de estar participando, e ter o
conhecimento que foi reunido, mas não faço releitura de coisa alguma. Conservo
todos os conceitos preestabelecidos pela tradição/uso. Alguém pode dizer: Isto
é coisa da idade. Mas, lembro-me que, ao ler um texto que mim foi oferecido,
nos primórdios da Escola Nordestina, a primeira coisa que fiz foi separar o que
era a ideia pretendida, daquilo que já existia estruturado, sendo o assunto a
Análise Transacional.
A visão da Biodança como o
resultado da colagem de diversos métodos é verdadeiro. A originalidade, e
genialidade, estão na amalgama que é conseguida, e que tem servido para reparar
a Inteligência Emocional de quem a utiliza, algo assim como o dímero de timina
no DNA. No DNA do homem-fera que cansou de se manter distante da condição de
bom-animal.
Para ter um resumo do que penso
que é a matéria da Biodança, usei o trabalho de Daniela César, Kleber Chaves, e
Simone Barco, a referência 8, que resume os aspectos antropológicos e históricos da Dança aplicada na Educação Biocentrica. A partir do que foi entendido por Rolando
Toro Arañeda, a Dança é a fusão do dançarino com
o Cosmo. Decorre o Magnetismo, a Transformação, e a Cura, originando: Amor, Desejo,
e Êxtase. Para mim a Intase, ou o
Nirvana, é o estado ideal e a ser almejado. O dançarino sai da esfera racional,
atinge o prazer cenestésico, transforma-se em um pulso de energia e se conecta
a alguém, a música desperta os sentimentos e os faz fluir, a Consciência é
potenciada porque o Corpo está carregado destes “poderes” próprios ao ser
humano. Assim a Dança, como movimento interior, é capaz de afastar os
potenciais de destruição, trazendo de volta a sensualidade, e os reflexos de
Vida devidos.
Fiz algumas modificações no texto
do trabalho referido, interpretei e deixei como penso.
Referências
. Educação Biocêntrica - Rolando Toro. https://www.youtube.com/watch?v=qIlw62LCoiI. Aspectos antropológicos e históricos da Dança. https://prezi.com/hzcdyfbxrr0q/aspectos-antropologicos-e-historicos-da-danca/#_=_
Educação Biocentrica 2. Paulo Freire
Comecei a ler sobre o método
Paulo Freire, em um livreto adquirido por minha sobrinha que se formou em
Pedagogia. Depois li sobre o uso do método em vários lugares, e do sucesso
deste. Mim perguntei, por que não foi adotado aqui. Fui buscar os fundamentos
que nortearam o seu criador, então entendi. Seria uma “saída”, como o é, mas não é uma
solução de continuidade. É como se, adotando-o, acatássemos a situação que o
originou, e fizéssemos a adequação perpetrada. E não será jamais esta a atitude
necessária a Nós. O problema do método é “chocar” culturalmente, e fazer um
“implante” que com o tempo é rejeitado. É devido observa-lo, apenas, como
instrumento para alfabetização, e posterior integração á Escola tradicional. Mas,
como disse , temos que recuperar tudo o que já sabemos. Esfacelamos tanto tudo que
precisamos entender, ou pensamos precisar aprender, que temos que aprender a
reunir tudo! O Tempo nos obriga a criar instrumentos para “vencer o Vento”,
evitando “estrago” maior na evolução da Razão Nacional constituinte. E assim
foi.
O método começou a ser projetado
em 1947, quando o Serviço Social da Indústria começou um movimento para
desenvolver o Nordeste, surgindo a necessidade de alfabetizar a população de
lugares “perdidos” no interior. Em 1963
o método foi implantado em Angicos. Considerando a Filosofia Cristã, a Fenomenologia,
e o Personalismo, e o Marxismo.
Paulo Freire tomou como Princípio o fato de
que: “A leitura do Mundo precede a da palavra” É devido compreender e
interpretar: ler o Mundo, o que vê. Aqui vejo o que tenha sido o “cogito ergo
sum” para seu criador: Como alfabetizar pessoas que já tinham uma visão do
mundo com traços marcantes de personalidade, e caráter formado desde a lida
diária no a fazer, na comunicação oral de costumes e tradições, uma Pedagogia
rigorosa de Parentes, e aderentes mais velhos, já “escolados”? A Educação
libertadora deveria permitir, e proporcionar, a liberdade do espírito, do
pensamento, e define o que diz palavras geradoras, que servem para catalisar o
que já está absorvido do conhecimento pela leitura do mundo.
Para o próprio método define
DENUNCIA, ANÚNCIO, UTOPIA e SONHO, intitulando um de seus livros, que
interpreto como geradoras para ter um entendimento mais profundo do método.
“Lendo o Mundo, entendendo palavras geradoras que expressam o Mundo dos
Problemas, Necessidades, e Desejos”, o aluno integraria o letramento, e o que
estudasse.
Referência
- A Filosofia de Paulo Freire (2/2).https://www.youtube.com/watch?v=qxnNKNPeWFM
- A Filosofia de Paulo Freire (1/2).https://www.youtube.com/watch?v=c0qEP5cIp_o
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Educação Biocentrica 1, Edgar Morin
Para continuar o estudo sobre a Educação Bicentrica, acessei as referências, assisti o vídeo, vide referência após o texto, para obter
conhecimento e resumir o pensamento que resultou na matéria da Educação
Biocentrica, inspirada em Edgar Morin. Então encontro respaldo para o pensamento de refazer o
conhecimento suficiente desde a ideia de hum acerca da necessidade de todos.
Edgar Morin refere o princípio de
grandes feitos a partir de um indivíduo, citando Buda, Jesus, e Maomé. Mas,
penso em algo maior que é a referência a todos Nós, um por um, imbuído da
verdade que é sermos afetados igualmente pelos problemas que são tratados como
sendo próprio de alguns ou de poucos.
O referido pensador fez uma explanação de seu pensamento
usando quatro questionamentos com relação à situação da humanidade: O que
saber? Em que acreditar? O que esperar? E o que fazer? Diz mais ou menos o que
transcrevo, ou/e interpreto a seguir:
“ Os Saberes estão dispersos, é preciso reconstruir o saber
com conhecimento pertinente. A crença em ideologias desmoronou, desiludimo-nos,
a Fé na Lei histórica do progresso está desintegrada: a crença na humanidade,
também. Não sabemos o que esperar, o que fazer. A Antropologia seria a saída,
mas o que é o Ser humano? Um animal dotado de Razão? Então o que saber? Considera-se
que tenhamos por Princípios: o egocentrismo, e o altruísmo. O egocentrismo nos
dá os meios de viver, e o altruísmo o meio de viver em conjunto. Mas da Europa Ocidental
temos a valorização da autonomia tendendo para o egoísmo. Então o que esperar?
Temos os mesmos problemas: Economia não regulada, com domínio
da especulação financeira; Biosfera degradada: destruição em massa, que submete
a angustias e medos, e pode levar a um retrocesso, ao retorno de antigos
fanatismos.
O problema da “Era Planetária” univalente, são: o individualismo,
e a autonomia, com egoísmo; globalização com a Classe média, em Países em
desenvolvimento, ficando Pobre, e a Camponesa, em países desenvolvidos, ficando
na miséria, com cerca de hum bilhão, do total da população mundial, vivendo em
Favelas. A autonomia egoísta destruiu a solidariedade na família, entre
descendentes, e ascendentes; o desenvolvimento padronizado é aplicado, ou,
assim se quer, indistintamente, em qualquer Cultura, sem observar as
diferenças, ignoram valores e qualidades das diversas Civilizações. Destruir a
diversidade, não é a solução, forma correta seria a simbiose com cada civilização.
Mas há uma ambivalência neste processo de globalização na “Era Planetária”, estamos
sendo norteados por uma comunidade de destinos, Em um apanhado geral,
tivemos/temos Civilizações rudimentares de caçadores e coletores, e tivemos/ temos
Civilizações estruturadas, unificadas pela tecnologia, mas deteriorando-se por
tanto. Temos que ”mundializar” o que é bom, e “desmundializar” o que não é bom,
fazer uma metamorfose.Na antiguidade, de guerras entre Espartanos e Atenienses
com a concorrência dos Gregos, surge a Democracia estruturando a Filosofia. Na
Idade Média a Europa fez revoluções e evoluiu o pensamento da época. A França
livrou-se da Alemanha, mas submetia a Argélia. O Nazismo foi derrotado, mas o
Despotismo é implantado. Então, no que acreditar?
O Sistema não está sendo capaz (isto em 2012) de tratar, e
resolver, problemas vitais fundamentais, ou desintegra em Caos, vários Países
entram em conflito interno (ainda hoje isto ocorre); ou regride, ou fica pior.
Ou piora, ou suscita um mega sistema com a capacidade criadora que temos. A
“domesticagem” social adormece a capacidade criadora (para mim, o velho caso da
castração): na crise, as forças criadoras são liberadas pela necessidade de
manter-se. Sabendo no que crer, o que fazer?
Parar o curso do desenvolvimento; desmundializar; e mundializar.
Conservar o positivo bom para todos, destruir o que não serve. Desenvolver
envolvendo com práticas sustentáveis, economia verde. Totalitarismo,
Socialismo, Comunismo, Liberalismo, Novo humanismo, resultou em Capitalismo
desenfreado. Mas sei que mistérios, e incertezas o pensamento complexo resolve;
melhor e pior convivem. Então o a fazer é crer no melhor potencial, no altruísmo.
Combater o mal com: Bondade, Amizade,
Amor, Conscientização, esperar coisas boas, fazer trabalhar para conseguir. (como
é devido, por ser necessário pôr fim no desperdício que exaure física, e
emocionalmente).
Sei, espero, acredito, e faço. Essa a lição que entendi.
Referência
Referência
- Edgar Morin no Encontro Consciência Mundial | Sesc Consolação [áudio em português} https://www.youtube.com/watch?v=zJywjv_S6L0#t=1048
sábado, 22 de novembro de 2014
Tudo tem limite, devido e necessário.
Há algum tempo observo que a imigração é um problema que foi
“construído” com a ânsia de desenvolvimento, e tem semelhança com a poluição
decorrente do desenvolvimento desordenado.
Em todos os Países leis e
acontecidos, sempre ocasionam notícias
acerca disto, mais ainda, já tivemos notícias, envolvendo brasileiros, do rigor
destes Países, no caso a Espanha.
Sempre tivemos pessoas de todos os continentes entre Nós, e
tratamos sem observar o que estão pretendendo, visita ou estabelecimento, comumente
não nos “ligamos”. Mas com o tempo as coisas começam a adquirir significados. Sempre
que preciso comprar alguma coisa, fico aborrecida quando comparo a qualidade
com o preço, e o aborrecimento aumenta quando, depois de andar de loja em loja,
descubro que ou compro a primeira “coisa” que encontrei, ou terei que comprar a
mesma coisa mais caro! Refaço sempre o percurso, claro. Mas deste simples
detalhe podemos generalizar até a compra de um imóvel. Aí descobri o quanto a
imigração sem domínio do governo local é danosa.Desculpem-me os que
“precisaram” “partir p’ra outra”, no caso outro País.
O comércio popular está “invadido” por produtos “made in”.
Então movida pelo meu mal estar, procurei sobre o que é feito em termos de
controle de imigração. Estou tateando, mas comecei pelos acordos firmados, que
estão “causando” no momento. O que vem na busca do Google, são os assinados com
o BRICAS, o primeiro que encontrei foi o Brasil/China. Depois disto comecei a
navegar para ver a situação no Mundo, e senti um alívio quando percebi que meu
mal estar é completamente normal, é mimético. Então o que fazer?
Não sou Chefe de Estado para ter este tipo de
preocupação, muito pelo contrário, estou no extremo oposto, mas os
Chefes de Estado estão tão oprimidos quanto Eu, então, sigo buscando o a ser
feito.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Educação Biocentrica
No dia das Bruxas, pensar no Planeta tem
tudo à ver. As elementais do Planeta lidam com as maiores expressões da Força
do Universo: Vento, Água, Ar, e Fogo, movidos em Tempestades, Furacões,
Erupções vulcânicas... . Acredita-se que
com intenção de fazer o mal, a pedido de, e contra, geralmente, uma pessoa. Mas,
há Moral, Ética, e Civismo, sempre fazem o alerta sobre a “Lei do Retorno”
condicionante natural decorrente de qualquer ação, portanto a maldade é de quem
as buscam.
A Força é o primeiro princípio da
Natureza, a persistência da força mantém a Vida. A origem está na tração
resultante do movimento dos Corpos Celestes, que digo “enormes pedregulhos”,
que formam uma “Talha exponencial”. A Astrofísica a conceitua, mas a Astrologia
a mimetiza da melhor fórmula. Temos a influência dos Planetas sobre os Órgãos,
e podemos ter na formação de tal Órgão sua influência. Portanto, integra o
Cosmo, e nos faz parte do todo. A Educação Biocentrica fica fundamentada nesta
integração, com o fim de sanar alguma ruptura.
Acessei ontem um vídeo da Dr. Ruth Cavalcante sobre Educação
Biocêntrica, resolvi fazer esta postagem comemorando o Halloween. Assisti hoje,
para completar, alguma coisa sobre o pensamento de Edgar Morin, Paulo Freire, e
Rolando Arañeda.
Do que vi, (não assisti todo, pois tem
duração de mais de uma hora, não aguento, posso até ler em um livro durante
tanto tempo, mas na tela, com som, é muito “puxado”) no vídeo com Edgar Morin,
conclui que: esfacelamos tanto tudo que precisamos entender, ou pensamos
precisar aprender, que temos que
aprender a reunir tudo! Na verdade, precisamos abstrair tudo que fizemos, e
recordar o que estava antes. Minha vida toda “borboleteei” por muitos caminhos
filosóficos (na verdade, fui “rolando” de um a outro), e, com a idade, tenho a
visão de que é isso que acontece, dissociamos tudo e passamos a buscar a volta
ao princípio. Cada um com uma ideia, todos com a mesma necessidade.
Referências:
1.
- Educação Biocêntrica por Ruth Cavalcante https://www.youtube.com/watch?v=ybfgY9Pu7U8
- Educação Biocêntrica - Rolando Toro https://www.youtube.com/watch?v=qIlw62LCoiI
- Edgar Morin no Encontro Consciência Mundial | Sesc Consolação [ áudio em português ]https://www.youtube.com/watch?v=zJywjv_S6L0#t=1048
- A Filosofia de Paulo Freire (2/2) https://www.youtube.com/watch?v=qxnNKNPeWFM
- Os Quatro Pilares da Educação do Século 21 https://www.youtube.com/watch?v=-oCv_SyjbFs#t=73
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Conhecimento e Sabedoria.
“O conhecimento é o
ato ou a atividade de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da
experiência.” (1)
“Sabedoria do grego "sophia" (σοφία), é o que
detém o "sábio" (em grego "sophos" (σοφός)); é o acumulo de
conhecimento, sendo assim a qualidade do sábio.” (2)
“A sabedoria é própria dos anciãos, aqueles velhinhos que
sabem viver bem a vida mesmo sem terem frequentado a escola, geralmente dizemos
que foram educados pela escola da vida. Pensamos assim porque essa definição de
sabedoria como o saber viver bem a vida é nossa herança da filosofia grega.”(3)
Em verdade “o conhecimento é o ato de conhecer”. Quando
“realizado por meio da Razão e/ou da experiência” é sabedoria. O segredo está na etariedade. Sabedoria é aplicar o Conhecimento com a Idade da Razão.
Referências
- http://pt.wikiquote.org/wiki/Conhecimento
- http://pt.wikiquote.org/wiki/Sabedoria
- http://www.andrerfonseca.com/2012/02/o-que-e-sabedoria.html
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Ética Cívica 2
Como deduzi: tem que ser feita a evolução da Razão desde o Código de Honra, com Ética Moral e Cívica, até a população dispersa. O problema, aparentemente sem solução, é: como fazer a população dispersa ser eticamente cívica. O caráter assistencial, e a passividade, fazem o ambiente para o pseudodiscidente instalar-se no País livremente.
Considerando toda a população dispersa, o "circuito tóxico" que mantém a Razão estagnada é a troca de "favores" entre as populações dispersas originarias de Países Comunistas. apesar do alcance do total da Razão Suficiente, tem que manter a Gnose cristã. A resistência destas populações mantém o caos, daí a inversão que perverte todo o Sistema Administrativo do Estado Maior nos respectivos Biomas, até o Governo, que finda por ser mantido por quem pratica a perversão de Costumes, com a prática do abuso sexual, desde a violência no ato carnal, até os abusos de usos do Tantra, que se descobriu, promove a perda da tensão devassando o alcance mimético, deixando no estado natural mais sutil.
Considerando toda a população dispersa, o "circuito tóxico" que mantém a Razão estagnada é a troca de "favores" entre as populações dispersas originarias de Países Comunistas. apesar do alcance do total da Razão Suficiente, tem que manter a Gnose cristã. A resistência destas populações mantém o caos, daí a inversão que perverte todo o Sistema Administrativo do Estado Maior nos respectivos Biomas, até o Governo, que finda por ser mantido por quem pratica a perversão de Costumes, com a prática do abuso sexual, desde a violência no ato carnal, até os abusos de usos do Tantra, que se descobriu, promove a perda da tensão devassando o alcance mimético, deixando no estado natural mais sutil.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Ética cívica.
Como a população dispersa pode ser eticamente cívica se: falta controle de imigração, e temos caráter assistencialista, e pacífico por excelência?
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
domingo, 17 de novembro de 2013
Sempre buscando o "elo perdido", ou fazendo nexo.
Cerca de vinte anos depois de reunir todo material que intui ser necessário para justificar a importância da Biblioteconomia, e ter a condição de Ciência , vejo-me obrigada a deduzir, e demonstrar, praticamente, a confluência imutável, e geradora das forças que geram, e gerem a Vida, antes ,e depois da Biologia.
Do mesmo modo que não encontrei referências a isto quando aluna, ainda agora não encontro em nossa bibliografia de referência em nenhuma das Disciplinas, e Matérias.
A base mecânica da Biologia é ensinada desde o ensino fundamental, no começo é a Noção de Espaço, depois é a Álgebra, e, finalmente a Matemática, hoje desvendada, e vulgarizada.
A Matemática substitui a Aritmética, que foi esquecida, e preterida, mas abriu uma lacuna na Ordem Seriada de todos os graus, e séries.. A estratégia sociológica regrediu o desenvolvimento intelectual, na medida que os Costumes foram degradados. Só p'ra lembrar a alguns, e dar a saber a outros.
Voltando ao assunto que mim propus terminar, volto a descrição das matérias necessárias a conclusão do raciocínio exigido para tanto. Temos que começar com o estudo das Leis das Massas, e sua ação; e as Leis da Força, e nossa reação. Não tenho tudo isto decorado, apesar de ter reunido tudo que pode ser usado, assim recorro ao material já publicado.. Estou usando como referência estudos de Biomecânica, e Cinesiologia. O que nos interessa é a Bioquímica dos elementos anatômicos do metabolismo orgânico, decorrente de seu funcionamento pela Fisiologia, desde a condição de "objeto material", até a condição de indivíduo; e de indivíduo à constituinte do Cosmo, mais precisamente do espaço fibrado decorrente de nossa ação.
A condução única é o conjunto de forças do movimento no Cosmo, e a condição única é a coesão entre estas forças. Em Nós tal coesão é o tônus muscular
, no Sistema muscular temos o Princípio de tudo.
Procurando na estante o que mim interessasse, encontrei um estudo comparativo entre a Yoga, e a leitura, na produção e manutenção do organismo. Foi visto que o ato de ler não produz diretamente o necessário. Então, por que lemos? Tudo que fazemos tem a mesma causa, e motivação: manter-nos. Se tem a mesma causa, tem o mesmo Princípio, portanto, a mesma propriedade, o que implica em mesma característica, e disto mesma substância , e consequência. Onde a observação do referido trabalho é falha? Acredito que seja por não considerar a atitude de quem lê, no como se dispôs, e o que leu.
Realmente a produção de GABA é mínima, comparada com a produzida da mobilização da musculatura exigida na execução de uma Asana, no entanto,é suficiente para prover o organismo, pois, quando tanto não ocorre, simplesmente abandonamos a ação, e ler, no geral, torna-se hábito diário.
Encontrei nesse mesmo dia uma publicação sobre a Bienal do Corpo, acontecida em 1992. Chamou minha atenção a coincidência das datas: a Bienal aconteceu entre 16 a 21 de Abril, há exatos vinte anos, o tema foi "Pensando o Corpo e o Movimento", hoje, 16 de Abril de 2012, estou pensando na leitura como móvel do Corpo, por assim dizer em resumo o que deverá encerrar o trabalho que busco concluir.
Do mesmo modo que não encontrei referências a isto quando aluna, ainda agora não encontro em nossa bibliografia de referência em nenhuma das Disciplinas, e Matérias.
A base mecânica da Biologia é ensinada desde o ensino fundamental, no começo é a Noção de Espaço, depois é a Álgebra, e, finalmente a Matemática, hoje desvendada, e vulgarizada.
A Matemática substitui a Aritmética, que foi esquecida, e preterida, mas abriu uma lacuna na Ordem Seriada de todos os graus, e séries.. A estratégia sociológica regrediu o desenvolvimento intelectual, na medida que os Costumes foram degradados. Só p'ra lembrar a alguns, e dar a saber a outros.
Voltando ao assunto que mim propus terminar, volto a descrição das matérias necessárias a conclusão do raciocínio exigido para tanto. Temos que começar com o estudo das Leis das Massas, e sua ação; e as Leis da Força, e nossa reação. Não tenho tudo isto decorado, apesar de ter reunido tudo que pode ser usado, assim recorro ao material já publicado.. Estou usando como referência estudos de Biomecânica, e Cinesiologia. O que nos interessa é a Bioquímica dos elementos anatômicos do metabolismo orgânico, decorrente de seu funcionamento pela Fisiologia, desde a condição de "objeto material", até a condição de indivíduo; e de indivíduo à constituinte do Cosmo, mais precisamente do espaço fibrado decorrente de nossa ação.
A condução única é o conjunto de forças do movimento no Cosmo, e a condição única é a coesão entre estas forças. Em Nós tal coesão é o tônus muscular

Procurando na estante o que mim interessasse, encontrei um estudo comparativo entre a Yoga, e a leitura, na produção e manutenção do organismo. Foi visto que o ato de ler não produz diretamente o necessário. Então, por que lemos? Tudo que fazemos tem a mesma causa, e motivação: manter-nos. Se tem a mesma causa, tem o mesmo Princípio, portanto, a mesma propriedade, o que implica em mesma característica, e disto mesma substância , e consequência. Onde a observação do referido trabalho é falha? Acredito que seja por não considerar a atitude de quem lê, no como se dispôs, e o que leu.
Realmente a produção de GABA é mínima, comparada com a produzida da mobilização da musculatura exigida na execução de uma Asana, no entanto,é suficiente para prover o organismo, pois, quando tanto não ocorre, simplesmente abandonamos a ação, e ler, no geral, torna-se hábito diário.
Encontrei nesse mesmo dia uma publicação sobre a Bienal do Corpo, acontecida em 1992. Chamou minha atenção a coincidência das datas: a Bienal aconteceu entre 16 a 21 de Abril, há exatos vinte anos, o tema foi "Pensando o Corpo e o Movimento", hoje, 16 de Abril de 2012, estou pensando na leitura como móvel do Corpo, por assim dizer em resumo o que deverá encerrar o trabalho que busco concluir.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Apropriação do Metódo Estatístico.
Usar o conceito de População para definir o que em verdade é um Conjunto a ser determinado, deriva-se do fato de ser o Estudo métrico em apreço, a Estatística, a aplicação de fórmulas matemáticas da Ciência Política para obter a funcionalidade de uma situação, fenômeno, período, e momento. Conforma uma matéria da referida Ciência.
"Statisticus" define o que é próprio do Homem do Estado, o cidadão por excelência, visto que ficamos inscrito pelas condições que aprendemos de nossa cidade, ou lugar aonde nascemos.
Então, o que é dito População no estudo métrico, deve ser entendido Conjunto de objetos, coisas, pessoas, sendo o conjunto de pessoas dito População, e apenas este.
"Statisticus" define o que é próprio do Homem do Estado, o cidadão por excelência, visto que ficamos inscrito pelas condições que aprendemos de nossa cidade, ou lugar aonde nascemos.
Então, o que é dito População no estudo métrico, deve ser entendido Conjunto de objetos, coisas, pessoas, sendo o conjunto de pessoas dito População, e apenas este.
sábado, 14 de setembro de 2013
Quando descobri tanto!? Não sei...Só sei que é assim.
Sem ter como voltar a estudar, sempre que consigo faço uma
disciplina isolada relacionada com meu curso superior, Biblioteconomia. Mas, desta
vez consegui, apenas , na área da Ciência da Informação: Estudos Métricos.
Estou cursando.
Realizando uma tarefa acerca de Índice de Impacto, fui
“navegando” por termos, e sempre leio o que é derivado, e o que deriva, que atraia minha atenção...
Procurando as “normas mertonianas” encontrei o título: “A
Propósito da Epistemologia do Ethos".
Fiquei curiosa.
Anos atrás fiz um post, tentando mostrar
a diferença entre “ethos”, e “ethicos”, daí fui ler o documento referido para
saber se o conteúdo estava definido no título. Se assim fosse teria achado um
tesouro para ilustrar o que pretendo seja uma monografia . Ledo engano. O autor
ficou no lugar comum. Ler para mim, atualmente, (não criem expectativas, não
sou gênio. É coisa da idade mesmo) é pensar em grego, as ideias são
transmitidas de qualquer forma, com qualquer termo. Resultado: só leio o
estritamente necessário, o mais das vezes faço leitura dinâmica. Mas, com tempo
e razão, posso passar o “achado” para meus colegas de turma. Dei-me ao
trabalho de escrever mais esta epistola.
Epistemologia do “Ethos”, em verdade uma: Epistola do
“Ethicos”.
Epistemologia é, apenas, o estudo da palavra, e está
sendo usada para definir uma Ciência, ou o conjunto de conhecimentos que
constituem a Noção de algo, ou de alguma coisa, é o comum estando-se no meio
científico, tal palavra transmite a “origem do conhecimento”, ou dá ciência
deste conhecimento, “tem o objetivo principal de estimar a sua importância para
o espírito”. Tem raiz em episteme. Mas,
é confundido com o termo epístola, ou carta, ou texto, daí
se tem como o estudo de uma Ciência. Deve-se dizer para tanto Epistologia, ou à
que se presta o escrito: para notar o que se descobriu acerca de algo, ou de
alguma coisa. Então um comunicado deve começar assim: A presente epistola tem
por razão notar as descobertas, ou estudos realizados, etc., etc., etc...
Da mesma forma Ethos, que remete à idade, ou faixa etária,
toma-se por ethicós, ou Ética.
Falar em epistemologia
do ethos é tomar o efeito pela causa. Mesmo considerando-se a intenção do
autor, permanece-se no engano. lendo-se o trecho que cito, percebe-se que é considerado o aspecto :
“O cultivo da honestidade assim entendida exige, conforme
Bunge, a independência de juízo (o
“individualismo” mertoniano), que se consolida como hábito de “convencer-se a
si mesmo mediante provas e de não submeter-se à autoridade” (2. p. 41).
A Independência de juízo adquire-se com o
tempo, ou seja seguindo-se o desenvolvimento da idade da Razão, ou seja considerando-se a etariedade, ou ethós, daí
teremos o ethicós, em sua forma
última o comportamento ético
realizando a Ética.
2. http://www.ifcs.ufrj.br/~cehc/Artigos/alberto%20cupani/propositoethos.pdf
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