terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Educação Biocentrica 3. Rolando Toro Arañeda.

  Disse que Paulo Freire, “chocou” culturalmente, posso dizer de Rolando Toro Arañeda o mesmo.  Mas, vencer o “vento” é o grande feito de todo Cientista, com os métodos criados por Eles, consegue-se, portanto, o que falta para serem adotados, sem restrições, é conhecimento de causa de um lado... e de outro! Os seguidores precisam admitir e considerar que “chocam”, e os outros, que o “choque” foi inevitável pela necessidade de solução imediata, a qual não é percebida de imediato, mas os métodos “apareceram” em momentos nos quais a População precisou de um meio para interface e absorção da realidade que “aconteceu”.
 Pratico a Biodança, do mesmo modo que utilizo qualquer outro método que me restabeleça bioenergeticamente. Sou uma cidadã do Mundo, jamais pregarei o esfacelamento em grupos que se intitulem melhor ou mais bem constituído. Todos que intentaram tanto, jamais conseguiram, sequer, ser seguido pela maior parte da população do Mundo.
  Tenho ganas de ingressar na Universidade Biocentrica, mas com o fim de estar participando, e ter o conhecimento que foi reunido, mas não faço releitura de coisa alguma. Conservo todos os conceitos preestabelecidos pela tradição/uso. Alguém pode dizer: Isto é coisa da idade. Mas, lembro-me que, ao ler um texto que mim foi oferecido, nos primórdios da Escola Nordestina, a primeira coisa que fiz foi separar o que era a ideia pretendida, daquilo que já existia estruturado, sendo o assunto a Análise Transacional.
 A visão da Biodança como o resultado da colagem de diversos métodos é verdadeiro. A originalidade, e genialidade, estão na amalgama que é conseguida, e que tem servido para reparar a Inteligência Emocional de quem a utiliza, algo assim como o dímero de timina no DNA. No DNA do homem-fera que cansou de se manter distante da condição de bom-animal.
Para ter um resumo do que penso que é a matéria da Biodança, usei o trabalho de Daniela César, Kleber Chaves, e Simone Barco, a referência 8, que resume os aspectos antropológicos e históricos da Dança aplicada na Educação Biocentrica. A partir do que foi entendido por Rolando Toro Arañeda, a Dança é a fusão do dançarino com o Cosmo. Decorre o Magnetismo, a Transformação, e a Cura, originando: Amor, Desejo, e Êxtase.  Para mim a Intase, ou o Nirvana, é o estado ideal e a ser almejado. O dançarino sai da esfera racional, atinge o prazer cenestésico, transforma-se em um pulso de energia e se conecta a alguém, a música desperta os sentimentos e os faz fluir, a Consciência é potenciada porque o Corpo está carregado destes “poderes” próprios ao ser humano. Assim a Dança, como movimento interior, é capaz de afastar os potenciais de destruição, trazendo de volta a sensualidade, e os reflexos de Vida devidos.
  Fiz algumas modificações no texto do trabalho referido, interpretei e deixei como penso.
Referências
.                                  Educação Biocêntrica - Rolando Toro.                   https://www.youtube.com/watch?v=qIlw62LCoiI.                                 Aspectos antropológicos e históricos da Dança.                  https://prezi.com/hzcdyfbxrr0q/aspectos-antropologicos-e-historicos-da-danca/#_=_                                   

Nenhum comentário: