quinta-feira, 20 de maio de 2010

Continuação da lista de tradução...

Philosophon biói: Vida dos Filosófos, Biografia.
Phisikón doksai: Opiniões dos Fisicos.
De phisicorum placitas: Preceitos dos Filosófos.
Vetusta placita: Velhos preceitos.
Epitome sive placita philosophorum e Extratos: Preceitos dos Filosófos.
O que está em itálico são doxógrafias.

Continuação de "Éthos"...

A regra ou norma é regida pelo "tópos", "nómos", "pólis", e "kosmópolis", o presuposto é a Física, ciência do movimento mantida pelos costumes mimetizados com hábitos, bens, e juízo de valores. Seu fim é a plenitude do funcionamento preservando a alma e/ou o ânimo, preservando a anima. Esse objetivo só é alcançado observando-se o "éthos" e os modos dos atos e da potência. Sua função é realizada pela Política e realiza a Cultura. "Éthikós" traduz Ética. "Éthos não significa Ética. "Éthos" é determinante de Ética. A idade da Razão contém a regra, revela a norma, e se manifesta no modo.

Referência:ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo, Enciclopédia Britânica do Brasil, 1993. 20V. V.9:Ètica:Filosofia; V.7: Diálogo.
21 de Abril de 1995

Tradução dos têrmos referidos em Latim, na ordem de citação no texto:

Physis: Física. Nóus: Alma, Intelecto. Magma: Inconsciente coletivo. Eidós: Idéia. Metakasýs: Participação. Tópos ouranós: Irascível. Sophrosýne: Temperança. Andría: Fortaleza. Phronésis: Prudência ou Sabedoria. Dikaiosýne: Justiça. Episteme: Epistemologia, Conhecimento racional. Tópos: Ápice. Nomos: normas. Pólis: Cidade. Kosmopólis: império. Anima: Inteligência.
Dialógos: Delineia a vida e os costumes dos Filósofos.

"Éthos" não é tradução de Ética. Ética é "Éthikós".

"Éthos" significa modo de ser, caráter, e traduz o que é etário e referente a uma idade ou a cada idade. O estudo da Ética se presta a manutenção da Moral, pôsto que, a natureza se realiza etariamente e sabe-se que cada consciência se realiza sob uma "luz" particular, a ação do Intelecto sobre a natureza é ato involuntário. Por conta disso defende-se o agir segundo as inclinações ou interêsses observando o fundamento da ação para seguir osprincípios racionais válidos universalmente. Mas, a Ètica determina o agir segundo o dever e por dever seguindo os juízos categóricos necessários à "phýsis" por manter o "nous" móvel do "magma", o "magma" é a sensação entrópica do "eidós" que realiza a "metaksýs", com isso abranjemos o "tópos ouranós" despertando a "sophrosýne", a "andría" ou a "phrónesis, conforme a situação que exige a ação ou reação. Uma ou outra das atitudes resulta da "dikaiosýne" conforme a faixa etária, por isso surge a Ética que com disciplina dá a episteme fundada no que os filósofos conseguiram determinar em seus diálogos. Faz-se sempre a pauta estética, para aprendizagem de Ética, indicando-se a leitura da "Philosofon bíoi" e tem-se listas de normas, regras, e modos com a leitura de suas anotações: "Physikón doksai", De physicorum placitas, Vetusta placita, epitome sive placita philosophorum, e Extratos.