Especializado. Aplicação da Biblioteconomia para fomentar a Cultura e a Ciência Política.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
Educação Biocentrica 3. Rolando Toro Arañeda.
Disse que Paulo Freire, “chocou” culturalmente, posso dizer de Rolando Toro Arañeda o mesmo. Mas, vencer o “vento” é o grande feito de todo Cientista, com os métodos criados por Eles, consegue-se, portanto, o que falta para serem adotados, sem restrições, é conhecimento de causa de um lado... e de outro! Os seguidores precisam admitir e considerar que “chocam”, e os outros, que o “choque” foi inevitável pela necessidade de solução imediata, a qual não é percebida de imediato, mas os métodos “apareceram” em momentos nos quais a População precisou de um meio para interface e absorção da realidade que “aconteceu”.
Educação Biocentrica 2. Paulo Freire
Comecei a ler sobre o método
Paulo Freire, em um livreto adquirido por minha sobrinha que se formou em
Pedagogia. Depois li sobre o uso do método em vários lugares, e do sucesso
deste. Mim perguntei, por que não foi adotado aqui. Fui buscar os fundamentos
que nortearam o seu criador, então entendi. Seria uma “saída”, como o é, mas não é uma
solução de continuidade. É como se, adotando-o, acatássemos a situação que o
originou, e fizéssemos a adequação perpetrada. E não será jamais esta a atitude
necessária a Nós. O problema do método é “chocar” culturalmente, e fazer um
“implante” que com o tempo é rejeitado. É devido observa-lo, apenas, como
instrumento para alfabetização, e posterior integração á Escola tradicional. Mas,
como disse , temos que recuperar tudo o que já sabemos. Esfacelamos tanto tudo que
precisamos entender, ou pensamos precisar aprender, que temos que aprender a
reunir tudo! O Tempo nos obriga a criar instrumentos para “vencer o Vento”,
evitando “estrago” maior na evolução da Razão Nacional constituinte. E assim
foi.
O método começou a ser projetado
em 1947, quando o Serviço Social da Indústria começou um movimento para
desenvolver o Nordeste, surgindo a necessidade de alfabetizar a população de
lugares “perdidos” no interior. Em 1963
o método foi implantado em Angicos. Considerando a Filosofia Cristã, a Fenomenologia,
e o Personalismo, e o Marxismo.
Paulo Freire tomou como Princípio o fato de
que: “A leitura do Mundo precede a da palavra” É devido compreender e
interpretar: ler o Mundo, o que vê. Aqui vejo o que tenha sido o “cogito ergo
sum” para seu criador: Como alfabetizar pessoas que já tinham uma visão do
mundo com traços marcantes de personalidade, e caráter formado desde a lida
diária no a fazer, na comunicação oral de costumes e tradições, uma Pedagogia
rigorosa de Parentes, e aderentes mais velhos, já “escolados”? A Educação
libertadora deveria permitir, e proporcionar, a liberdade do espírito, do
pensamento, e define o que diz palavras geradoras, que servem para catalisar o
que já está absorvido do conhecimento pela leitura do mundo.
Para o próprio método define
DENUNCIA, ANÚNCIO, UTOPIA e SONHO, intitulando um de seus livros, que
interpreto como geradoras para ter um entendimento mais profundo do método.
“Lendo o Mundo, entendendo palavras geradoras que expressam o Mundo dos
Problemas, Necessidades, e Desejos”, o aluno integraria o letramento, e o que
estudasse.
Referência
- A Filosofia de Paulo Freire (2/2).https://www.youtube.com/watch?v=qxnNKNPeWFM
- A Filosofia de Paulo Freire (1/2).https://www.youtube.com/watch?v=c0qEP5cIp_o
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