quinta-feira, 20 de maio de 2010

Continuação de "Éthos"...

A regra ou norma é regida pelo "tópos", "nómos", "pólis", e "kosmópolis", o presuposto é a Física, ciência do movimento mantida pelos costumes mimetizados com hábitos, bens, e juízo de valores. Seu fim é a plenitude do funcionamento preservando a alma e/ou o ânimo, preservando a anima. Esse objetivo só é alcançado observando-se o "éthos" e os modos dos atos e da potência. Sua função é realizada pela Política e realiza a Cultura. "Éthikós" traduz Ética. "Éthos não significa Ética. "Éthos" é determinante de Ética. A idade da Razão contém a regra, revela a norma, e se manifesta no modo.

Referência:ENCICLOPÉDIA Mirador Internacional. São Paulo, Enciclopédia Britânica do Brasil, 1993. 20V. V.9:Ètica:Filosofia; V.7: Diálogo.
21 de Abril de 1995

Tradução dos têrmos referidos em Latim, na ordem de citação no texto:

Physis: Física. Nóus: Alma, Intelecto. Magma: Inconsciente coletivo. Eidós: Idéia. Metakasýs: Participação. Tópos ouranós: Irascível. Sophrosýne: Temperança. Andría: Fortaleza. Phronésis: Prudência ou Sabedoria. Dikaiosýne: Justiça. Episteme: Epistemologia, Conhecimento racional. Tópos: Ápice. Nomos: normas. Pólis: Cidade. Kosmopólis: império. Anima: Inteligência.
Dialógos: Delineia a vida e os costumes dos Filósofos.

Nenhum comentário: