Fiz esse
texto para entregar no último dia de apresentação, mas confundi os dias e perdi
a apresentação. Acredito que o Projeto será continuado por isso envio. Espero
que goste e estude a sugestão.
A área, e a Aria:
sagradas, e sacras; profanas, e ‘profanadas’
Um grito
rápido é um pulso de energia que se propaga pelo espaço. Um grito prolongado é
uma sequência de pulsos. A vibração no ar produz o que é dita Onda Sonora. As
Ondas Sonoras propagam-se e atingem nossos tímpanos, provocando a percepção
sonora que chamamos de Som. A função é despertar a sensibilidade Cenestésica.
Es porque a Ópera, e mesmo, apenas, algumas Arias, prende nossa atenção, e
causa euforia. A percepção sinérgica promove a reação patelar sensibiliza daí a
importância da boa interpretação, a preocupação com o figurino, cenário,
mímica, e influência do ambiente.
O ambiente é
um campo magnético, nos tonificamos. O “quanta” produz potência contra a perda da
aceleração e queda em inércia (depressão, ou tristeza) e os efeitos persistem.
O segredo é a atração da melodia, despertada pelo ator/cantor que nos faz
pensar no que está interpretando. A qualidade do fluxo de sons que emite,
promove o tônus, e o mantem com a emoção que transmite.
As áreas:
sagradas, e ‘profanadas’.
A escolha
das áreas sagradas foi temerária, tanto pela intenção, que, com certeza, foi
utilizar a ‘mandala’, o ‘elan’, o ‘clima’, o ‘ilin’, quanto pela exiguidade de
alguns lugares que exigiu de toda a equipe tino técnico, e talento.
O efeito é
muito bom, por isso espero que seja dada continuidade. Sugiro que pesquisem
lugares onde a população viva ‘apartada’ pelo próprio modo de ser. Não aquelas
que tenham outros interesses, mas aquelas que desconhecem pelo baixo status quos.
Esses não respondem ao chamado, é preciso ir até lá. Onde estão? Estão na rua,
em áreas de risco, onde houver moradias improvisadas... não sei ao certo, é
apenas uma ideia... sugestões.
Sem mais, no momento, abraço a todos.
Maria Oliveira.