quarta-feira, 21 de março de 2012

O Pedagogo, e o Educador, A Instituição Pedagógica, e o Educandário, Pedagogia, e Educação.


O Pedagogo e o Educador
A Instituição Pedagógica e o Educandário
Pedagogia e Educação
A Pedagogia torna viável a percepção dos Princípios educativos, o meio para o convívio social, e relacionamento, humanos o suficiente para manutenção do bem comum.
A Educação reproduz a ideologia dominante/dominadora, mas na forma como entendemos Educação: algo aprendido, com este conceito influi na Instituição Pedagógica, alterando-a em prol da mesma ideologia, assim, tanto é correto e o mais fácil. Não é certo nem justo. A Educação deve ser cultivada, para tanto, é preciso que se tenha a distinção, pela conceituação exata, entre Pedagogia, e Educação, ou Política.
Para recordar o ideal: o melhor exemplo são os Internatos, e Externatos: educam para a vida, e formam academicamente. São coisas que estão esquecidas, ou pensando bem, foram perdidas com a degradação dos costumes. Na correria pela sobrevivência, a tendência é a busca pela "educação selvagem". Retomar os bons costumes é bastante.
Educação é o mesmo que Política, e diferente de Pedagogia. Disso decorre a exigência do Curso Superior, o Educador tem que se tornar Pedagogo. Graças a Deus, tudo resulta da evolução do status quos do total da população, mas essa evolução só se fará totalmente se os conceitos ficarem conhecidos do total da população.
A tendência é excluir os menos favorecidos. Antes de ter, estes precisam ser, o que os mais abastados precisam que sejam. É deixado por conta dos governantes provê-los materialmente para que "obtenham" os valores necessários a uma boa aprendizagem.
Temos Escolas, a título de Instituições pedagógicas.
Temos a Política que briga por verbas.
Construímos um mundo de coisas para ter educação, não para ser político. Quando descobrimos a Política é para eleger quem a realize, e não para realizarmo-nos politicamente e ter o devido. Educação resulta em Política, e não o inverso.
A Política sem o sentido legítimo, só promove a revolução. Precisamos da Política para realizarmo-nos. Para aprender, e realizar a evolução, precisamos da Pedagogia,

Nenhum comentário: